Mestre das diretas

atypical

Terminei de ver Atypical, comédia drámática da Netflix centrada num adolescente autista e as questões que estão atreladas à sua vida (escola, família, relacionamentos etc).

Pessoalmente só me lembro de conhecer um cara com autismo e só recentemente disse que já tem até protagonista autista na Malhação (e a garota em questão nem de longe preenche o perfil tradicional de pessoas nesta condição).

Não foi uma experiência fantástica nem alguma coisa que me rendesse muito blablabla aqui no Babalu mas, uma coisa que me chamou muito atenção na série, bem própria dos autistas e muito útil para a vida de qualquer um é a importância de tentar se expressar de um jeito que se faça compreensível.

Pelo que entendi na série, pessoas com autismo têm dificuldade de entender entrelinhas. Se você jogar com sarcasmo, ironia, dizer com a boca uma coisa e com o corpo e com o corpo outra… eles entendem o que está ao pé da letra. E por não terem um termômetro do que se pode e não se pode dizer (na convenção social) a verdade/sinceridade é a prática mor dos caras.

Um exemplo disso é a maneira como o Sam (protagonista da série)  surpreende seus pais, irmã, colegas de escola e trabalho nos momentos mais improváveis falando de masturbação ou de como está o progresso no plano de perder a virgindade a partir de uma lista indicada por um amigo de “passos” até o sexo (pegar na mão, ver peitos, pegar nas partes e agasalhar o croquete – a lista usa essas palavras, tá). Tudo muito cartesiano, claro… sem enrolação.

Claro que a gente não pode jogar desse jeito com a nossa vida ou destruiríamos todas as nossas relações mas quantas vezes empacamos nossa vida com alguém – seja quem for – porque sobra tudo MENOS transparência.

Eu acho um charme entrelinhas e mestre do sarcasmo mas existem pessoas não-autistas que também falam essa língua do não dito e podem entender exatamente o que a nossa boca diz. Daí a merda tá feita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s